Baixa procura pela vacina bivalente contra covid-19

Observa-se o número decrescente de pessoas que está deixando de se imunizar com as vacinas relacionadas a COVID-19, tanto as doses de reforço como a bivalente. Segundo os dados do ‘Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil’ do G1, pouco mais da metade da população tomou as doses de reforço. E, segundo o site do Ministério da Saúde, apenas 21,3 milhões de pessoas tomaram a dose única da bivalente, o que equivale a 10% da população do país.

Durante a vacinação da 1ª e 2ª doses, a população se vacinava por muitos lugares exigirem o comprovante de vacinação e pelo medo da pandemia. Com a flexibilização das medidas restritivas durante a pandemia, essas preocupações sumiram e agora só resta fazer a nossa parte nos imunizar contra as variantes do vírus.

Mesmo que você já tenha tomado as primeiras doses, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

A vacinação é realizada nas clínicas da família e nos centros municipais de saúde. É necessário ter recebido pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a doença há quatro meses ou mais. A documentação solicitada para receber a vacina é o documento de identidade, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose e as doses de reforço, é fundamental levar também o comprovante de
vacinação das doses anteriores.

Foto: Julia Prado/MS

Fontes:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/vacinas-bivalentes-21-3-milhoes-de-doses-do-imunizante-contra-a-covid-19-foram-aplicadas-no-brasil

https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *