Prezados responsáveis,
Nossa intenção ao elaborar esse material com dúvidas frequentes foi a de democratizar o máximo possível as informações que nos chegam a respeito de questões relacionadas aos estudantes. Caso seu questionamento não tenha sido esclarecido, por gentileza, entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou através do formulário de contato.
ACREDITAMOS QUE, A PARTIR DO DIÁLOGO E DA PARCERIA, JUNTOS ALCANÇAREMOS A VITÓRIA!
As atividades remotas, chamadas de trilhas de aprendizagem, foram a forma adotada pela FAETEC para que os estudantes continuassem a desenvolver seus estudos durante a pandemia causada pela Covid-19. O tempo dedicado para realização das atividades remotas que constam nas trilhas deverá ser contabilizado como horas letivas, já que os dias letivos foram suspensos pelo Conselho Estadual de Educação/Conselho Nacional de Educação. Por isso, é importante que todos os alunos que tiverem acesso façam as atividades.
Não. Até o momento, a orientação da FAETEC é fazer uma avaliação qualitativa das trilhas de aprendizagem enviadas pelos estudantes.
Nesse tipo de avaliação, analisa-se a participação dos estudantes nas atividades, se ele fez as atividades por completo, parcialmente, ou se não conseguiu realizá-las.
Por enquanto, não houve orientações a respeito de quais critérios serão adotados para aprovação do estudante. Por esse motivo, mais uma vez frisamos a importância da realização das trilhas de aprendizagem.
A orientação da FAETEC para as unidades escolares é que nenhum aluno deverá ser prejudicado. Para tanto, a todos os estudantes será dada, no retorno das aulas presenciais, a oportunidade de ficar em dia com as atividades que estão sendo passadas desde abril de 2020. Entretanto, não teremos aprovação automática na FAETEC.
Estamos adequando alguns espaços da ETEOT, como Biblioteca e laboratórios, com computadores adquiridos por doação de instituições, distribuídos respeitando as regras de distanciamento. No retorno das aulas presenciais, os alunos que não tiveram condições de acesso cumprirão um plano de estudo para que consigam realizar na escola as atividades e ficar em dia com as tarefas.
No retorno das aulas presenciais, os conteúdos mais relevantes trabalhados durante o ensino remoto serão revisados disciplina a disciplina. Esses conteúdos a serem revisados comporão a avaliação diagnóstica que cada estudante deverá fazer.
Depois da revisão do conteúdo, o estudante terá que fazer uma avaliação. Essa avaliação poderá ser uma prova, ou um trabalho, ou um projeto (adequado à realidade do ensino-aprendizagem nesse período de ensino remoto), convertido depois em nota. Ela também servirá para que o professor cheque o que foi, de fato, assimilado pelo estudante. A partir desse diagnóstico, cada professor observará se poderá prosseguir com os estudos ou se a turma necessita de mais reforços, que acontecerão no período de integralização de 2020/2021. Essa avaliação diagnóstica (nota) juntamente com as atividades realizadas no ensino remoto (carga horária) formarão um conceito final de cada disciplina.
A equipe diretiva, a supervisão e os coordenadores da ETEOT têm solicitado frequentemente aos estudantes que realizem as atividades e, aos professores, que deem um retorno para cada estudante que lhes envie a tarefa. Caso isso não esteja acontecendo, o primeiro passo é o próprio estudante tentar contatar o professor, que foi orientado a deixar um canal de contato com a turma neste momento de pandemia. Se não houver retorno, falar sobre a questão com o representante da turma, que entrará em contato com a supervisão escolar sobre o que está acontecendo. Não conseguindo retorno, a equipe diretiva será contatada pela supervisão para que se cheque e esclareça a situação. Alertamos também para o fato de que há estudantes que ao enviarem as tarefas não as identificam com seu nome, ficando registrado o nome de outra pessoa, ou um avatar, ou nickname (apelido), o que dificulta e impossibilita a identificação desse aluno na listagem da turma e a devolutiva e o registro de conceito da tarefa pelo professor.
Nenhum aluno será prejudicado. Os cursos que utilizaram os trabalhos da Feira Técnica como atividades das trilhas de aprendizagem do Bloco 7 poderão recebê-los depois da data-limite. Embora esta atividade não fique em exposição no site da ETEOT, valerá como tarefa realizada pelo aluno.
Todos os conteúdos explorados nas atividades das trilhas de aprendizagem constam no blog (https://faetecead.blogspot.com/p/escolas-tecnicas.html). Antes de serem lá publicadas, as atividades elaboradas pelos professores passam pela coordenação de disciplina ou de curso e pela equipe de supervisão. Depois desse processo, são publicadas somente atividades de disciplinas com conteúdo revisado e devidamente adequado. Quando acontece bate-papo, pode ser por conta de uma aula on-line iniciada de maneira descontraída para minimizar a tensão pela qual todos têm passado nesta pandemia.
Precisa encaminhar um e-mail para [email protected], com os seguintes dados do aluno: CPF, NOME COMPLETO e e-mail.
Todas as atividades têm um prazo inicial para entrega por parte do aluno, para que o professor possa ter tempo hábil para checá-las, retorná-las para o estudante e fazer uma avaliação qualitativa. Entretanto, esclarecemos sempre que essas atividades poderão ser enviadas depois do prazo, sem prejuízo de nota (já que não há nota), e sem que esse atraso interfira na avaliação qualitativa. Entretanto, tarefas entregues depois do prazo requerem também um prazo maior quanto ao retorno a ser dado ao estudante.
Sabemos que podem existir muitos obstáculos para a efetiva aprendizagem na modalidade de ensino remoto, tanto por parte de crianças, quanto adolescentes e adultos, ainda mais nesse momento de pandemia. Entretanto, o ensino remoto foi a saída encontrada para que os alunos da FAETEC não ficassem sem o que lhes é de direito: o estudo. Por conta disso, foram elaboradas as trilhas de aprendizagem, formadas por um conjunto de atividades agrupadas por série, que foram disponibilizadas no Blog da Faetec e na Plataforma Cecierj, cada qual com um link e um material de apoio para sua execução, podendo ser interdisciplinar ou não. E, devido à nova realidade, com irmãos também em ensino remoto, pais precisando trabalhar de casa, pensando na organização das famílias, a FAETEC ofereceu um horário mais flexível, de modo que cada estudante adequasse seus estudos à nova rotina e disponibilidade dos recursos tecnológicos em casa. Além disso, aulas online em Ensino Integrado (das 7h às 18h10min) exigiria muito dos nossos estudantes nesse momento de pandemia. A partir de setembro de 2020,
atendendo a pedidos de responsáveis e estudantes, essas atividades passaram a acontecer também por meio de encontros on-line, muitos deles no horário de aula do professor, mas com baixa adesão por parte dos estudantes. Em 2021, a partir dessas experiências, o planejamento deverá ser mais aperfeiçoado.
Os Conselhos de Classe Diagnósticos acontecem periodicamente e os estudantes são antecipadamente comunicados pela equipe diretiva sobre a realização deles. Acontecem de forma virtual e o objetivo deles não é gerar notas, pois não estamos trabalhando com notas, e sim estabelecer um panorama geral da entrega das atividades de cada estudante disciplina a disciplina e mês a mês, lembrando que o aluno que estiver sinalizado que não entregou poderá realizar as atividades depois, sendo então feito um novo registro de que ele cumpriu a tarefa. Esse registro é feito a partir dos seguintes conceitos: AT- participou de/entregou todas as atividades; AP- participou/entregou parcialmente atividades; NA – participou/entregou raramente atividades; NE- não participou/entregou atividades. Frisamos que esses conceitos não são notas. Eles são resultado do desempenho qualitativo dos estudantes em cada disciplina e servirão para registro e acompanhamento das horas letivas cumpridas por cada estudante em cada disciplina.
Antes de realizarmos o primeiro CoC Diagnóstico de 2020, a Diretoria de Desenvolvimento de Educação Básica da FAETEC encaminhou para as Unidades Escolares as orientações de como proceder. Tais conceitos resultam de estudos e várias discussões para se chegar a um critério a ser adotado sem que o aluno fosse prejudicado e avaliado por nota, que não seria justo diante do momento e das dificuldades enfrentadas neste momento de pandemia. Por não estarmos trabalhando com notas, não estamos gerando boletins. Cada professor é orientado a divulgar os conceitos de cada estudante pelos canais criados com a turma (e-mail, WhatsApp, plataformas etc.). Caso o estudante não saiba o seu conceito, entrar em contato com o professor da disciplina, ou solicitar que o representante de turma o faça.
De acordo com a Resolução SECTI/FAETEC no 22, de 6/10/2020, publicada no DOERJ de 9/10/2020, e com o Comunicado ETEOT de 9/10/2020 enviado para toda a nossa comunidade escolar, as Unidades Escolares da Rede FAETEC, incluindo a ETEOT, em cumprimento às medidas de segurança contra Covid-19, continuarão com ensino remoto até dezembro de 2020. E por ser uma escola de formação técnica, que requer aulas práticas, não há como o ano letivo terminar em dezembro de 2020. Ele se estenderá por alguns meses de 2021 para todas as turmas até que o mínimo de aulas práticas presenciais seja atingido. Para que essas aulas aconteçam, é necessário que as entidades do Governo e da Saúde autorizem a abertura das escolas e é necessário, também, que as escolas ofereçam condições de segurança e que tenham profissionais para manter essas condições. No retorno, os estudantes farão aulas práticas na escola, e terão disciplinas de formação geral tanto presenciais quanto por ensino remoto, compondo assim o que chamamos de ensino híbrido.
Considerando que há professores e estudantes que não poderão retornar por fazerem parte do grupo de risco, também considerando famílias que não se sentirão ainda seguras para enviar os alunos para a escola, será adotado o ensino híbrido, que oferta ao mesmo tempo a possibilidade de ensino presencial e de ensino remoto.
O aluno que optar pelo ensino remoto ficará com a pendência das aulas práticas até que estas sejam por ele cursadas, pois não há como fazer aulas práticas remotamente.
As aulas on-line e as atividades realizadas pelo estudante serão contabilizadas como parte da carga horária do ano letivo de 2020, que serão somadas às cargas de aulas práticas na ocasião do retorno presencial.
Pelo endereço https://faetecead.blogspot.com/p/escolas-tecnicas.html, os responsáveis conseguem acompanhar todas as atividades postadas pelos professores e ver com os estudantes quais as que foram realizadas por eles.
De acordo com as normas vigentes, essas disciplinas não podem ser cursadas remotamente. Somente no retorno das aulas presenciais serão feitas. Na ocasião, a turma ficará dividida conforme organização feita pela coordenação e equipe pedagógica, para que não haja aglomeração. Com relação aos espaços, estamos adequando-os de acordo com as normas de segurança.
Eles iniciarão o ano de 2021 na mesma série em que estão, pois o ano letivo de 2020 terá sua conclusão somente em 2021. A princípio, depois de ter sua progressão, ficará a critério do responsável ou do estudante maior de 18 anos seguir adiante ou cursar novamente a mesma série. Alunos do primeiro e do segundo ano não poderão receber certificação excepcional.
O ano letivo de 2020 terminará apenas em 2021, possivelmente antes do final do primeiro semestre. Será nessa ocasião que o estudante do terceiro ano terá a conclusão de seu curso. Estudantes do terceiro ano que comprovarem terem sido chamados para ocupação de cargo público ou para ingressarem em instituições de ensino superior públicas ou privadas terão direito à certificação excepcional, que equivale à conclusão do Ensino Médio, conforme Parecer CEE no 38N, de 13/10/2020, publicado no DOERJ de 23/10/2020. Entretanto, para receber certificado de nível técnico, precisam ter cursado todas as disciplinas técnicas, inclusive as práticas. Caso atenda aos requisitos e opte pela certificação excepcional, o aluno poderá retornar em outro momento, se quiser, para cursar a parte técnica faltante.
Não. Somente estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado que atenderem aos requisitos.
O Formulário de Intenção de Série tem o objetivo estritamente estatístico, para a escola ter uma noção de como ficarão as turmas no ano letivo de 2021, para começar a se organizar. Nesse sentido, o aluno pode optar por uma série no momento do preenchimento e pode também mudar de ideia mais adiante, já que se trata apenas de uma pesquisa de intenção.
De acordo com as orientações do Conselho Estadual de Educação e da FAETEC, os estudantes do Subsequente continuarão no ensino remoto até o retorno das aulas presenciais na Eteot, ocasião na qual realizarão as aulas práticas do módulo em que estavam no início de 2020.
Estamos aguardando a consolidação do calendário oficial da FAETEC, mas o ano letivo não terminará em dezembro de 2020. Ou seja, adentrará alguns meses do primeiro semestre de 2021.
Estamos aguardando a consolidação do calendário oficial da FAETEC, mas será iniciado tão logo o ano letivo de 2020 seja dado como encerrado.
Estamos aguardando a consolidação do calendário oficial da FAETEC, mas acreditamos que, se for elaborado de acordo com os dias letivos de Ensino Médio Integrado Técnico, poderá haver aula aos sábados.
Por mais que a intenção seja a de ingressar em cargo público ou curso superior, conhecimento nunca é demais. Por isso, aconselhamos todos os estudantes que puderem a realizarem os estudos propostos nas disciplinas oferecidas remotamente.
De acordo com a Lei n. 4.375/64, com redação alterada pelo Decreto-Lei n° 715/69, Art. 60, § 4, todo aluno convocado para Serviço Militar que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por força de exercício ou manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exercício de apresentação das reservas ou cerimônia cívica, terá suas faltas abonadas para todos os efeitos.
Na Rede FAETEC, os estágios presenciais continuam suspensos. A exceção são os estágios em home office, feitos em casa, sendo necessário, neste caso, que o estudante entre em contato com o setor de estágio da ETEOT para informar e seguir os trâmites para oficialização do estágio. Estágios feitos sem o conhecimento do Setor de Estágio da ETEOT, além de não terem cobertura da FAETEC, não serão validados.
No retorno das aulas presenciais e na retomada das atividades de estágio, serão viabilizadas formas para que o estudante não seja prejudicado quanto à questão de horas de estágio.
Até o momento, a informação que temos é que os alunos concluintes poderão cursar novamente o terceiro ano, se assim desejarem.
Não. Caso o aluno pertença a grupo de risco, ou se a família optar por não enviar o aluno para a escola, ele poderá continuar com as atividades remotas, entretanto, a parte prática ficará pendente até que ele a curse presencialmente.
Estudantes em dependência (PPA) começaram a fazer as atividades remotas em agosto de 2020. Listagens de disciplinas por aluno foram enviadas na ocasião. A turmas de PPA estão já sob acompanhamento do professor regente e da equipe de supervisão. Caso algum estudante tenha ficado em dependência de 2019 para 2020 e não a tenha iniciado, entrar em contato com o representante de turma, que tem as listagens de disciplinas por aluno.
Em razão da pandemia e seguindo as determinações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da FAETEC, a ETEOT encontra-se fechada. Para casos de urgência, deve ser utilizado como canal o e-mail da direção.
As matrículas serão renovadas automaticamente.
Com doação de computadores de outras instituições, estamos equipando a biblioteca e laboratórios. Estamos também adquirindo termômetros para medição de temperatura a distância, álcool em gel, tapetes sanitizadores, fitas para marcação de distanciamento dentro da sala de aula e nas repartições da escola, confeccionando banners e cartazes educativos sobre a Covid-19 e as regras de ouro, equipando mais as salas de aula com recursos audiovisuais, destravando janelas que até então não abriam, adquirindo mais bebedouros e adequando-os, dentre outras medidas para garantir a segurança da comunidade escolar no retorno das aulas presenciais na Eteot.
A equipe diretiva da ETEOT está subordinada à Diretoria de Desenvolvimento de Educação Básica da FAETEC, que está subordinada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que segue as orientações e determinações do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Nacional de Educação, que regem as normas de Educação de instituições de Educação Básica públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, não temos condições de tomar decisões isoladas e intrínsecas à unidade escolar, pois fazemos parte de uma rede de ensino. De qualquer forma, esclarecemos que todos os esforços têm sido feitos por parte de todos os envolvidos para que o estudante não seja prejudicado mediante essa situação que afetou não só o nosso Estado, mas também o mundo inteiro. Caso haja alguma insatisfação, nossa gestão está sempre aberta para o diálogo e faremos o possível para ajudar os alunos nesse momento tão difícil.
Os estudos serão organizados de modo que se cumpram todas as regras de segurança, respeitando o distanciamento social e fazendo cumprir o uso de máscaras nos recintos. As turmas serão divididas de modo que a sala de aula e os laboratórios não fiquem lotados.
As atividades do material impresso devem ser feitas pelo estudante e apresentadas ao professor no retorno das aulas presenciais, para retificação de conceito das trilhas de aprendizagem referentes a cada material. Desde setembro de 2020, com a implantação das trilhas de aprendizagem em novo formato, mais interdisciplinar e mais dinâmico, o material impresso foi menos requisitado.
O mês de Janeiro é férias para professores e alunos, se houver mais trilhas acontecerão somente a partir de fevereiro, lembrando que aqueles alunos que não fizeram as trilhas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 podem continuar fazendo e enviando para os professores, mas os professores só irão entregar qualquer conceito ou devolutiva sobre elas a partir de fevereiro.
O lanche dos alunos é distribuído pela ETEOT. Estamos já pensando em estratégias para não ter aglomeração e o lanche ser distribuído e feito com segurança. Já o almoço é oferecido no Campus Marechal Hermes, fora do espaço da ETEOT, mas estratégias estão também sendo pensadas para que não haja aglomeração no retorno presencial.
Por enquanto, a FAETEC não nos deu previsão sobre chegada de mais remessa de cesta básica. Assim que formos informados a respeito, entraremos em contato com os responsáveis.
Todo pedido de documentação deve ser solicitado pessoalmente. Os horários de funcionamento são das 9h às 13:30h e das 15h às 20h de segunda-feira a quinta-feira. Na sexta-feira, somente no primeiro horário.
orientaçã[email protected]